Iniciando a Produção Audiovisual
Oi, tudo legal!? Como já denuncia o título do post falarei um pouco sobre o início de carreira no audiovisual que tal qual a fotografia, trata-se de um registro histórico, porém com algumas ressalvas e diversas outras características que o tornam uma expressão de arte completamente singular.
Bom, antes de iniciar a falar sobre carreira, precisamos entender o que é audiovisual. Primeiro de tudo, esse é um termo bem genérico que abrange formas de comunicação que combinam o uso de som e imagem, exemplo: cinema, videoclipe, TV, etc. O campo do audiovisual é muito amplo, isso quer dizer que a probabilidade de você passar por vários segmentos ao longo da sua vida é alta. Isso não significa "pular de galho em galho", mas sim adquirir experiências ao longo da carreira.
A área da comunicação audiovisual é um tanto quanto egoísta, escolhê-la significa estar disposto a continuar nela durante todo o resto da carreira. Também se trata de uma profissão em constante evolução, então você terá que se reinventar constantemente.
Sim, Miguel, mas como faço pra começar?
Diferente da fotografia que te dá a oportunidade de iniciar com a prática (digo isso sem JAMAIS diminuir a importância do conhecimento teórico) o audiovisual pede a ordem inversa, ou seja, primeiramente teoria e depois prática.
Isso por que muitas áreas do audiovisual envolvem majoritariamente teoria. Um roteirista, por exemplo, nem chega perto de uma câmera, porém precisa saber a nomenclatura dos enquadramentos e dos movimentos de câmera. Outro exemplo é o diretor de fotografia que vai ditar qual e como será utilizada a luz no set de filmagem, fazendo isso muitas vezes sem usar uma câmera, apenas fazendo as indicações para o operador.
Ou seja, o primeiro passo é pesquisar, buscar estudar o audiovisual, suas origens, suas possibilidades e suas formas de expressão. Paralelo a isso você deve também estudar as áreas do audiovisual e buscar entender seus interesses nesse ramo.
E quando eu começo a filmar?
Boa pergunta, estudou e está convicto do que quer? Então mãos à obra! Teu equipamento inicial vai fazer muita diferença na qualidade do teu trabalho. Quando comecei eu tinha uma Canon t100 sem entrada para microfone externo (eu também não tinha o microfone), sem tripé, sem estabilizador e usava uma lente 18-55mm sem foco contínuo. Em outras palavras, eu sofri MUITO. Mas claro que dá pra se virar e brincar fazendo mini produções sem qualidade (risos).
Então atente-se ao seu equipamento
Tenha seu tripé: (mesmo que seja um bem baratinho de início) ele é muito importante,
Lente: CUIDADO ao comprar sua lente para filmagens, é insanamente difícil gravar sem estabilizador usando uma 50mm no início. (Se for o seu caso considere triplicar seu tempo de treino para aperfeiçoar a técnica).
Estabilizador de imagem: Uma imagem tremida, a não ser que faça parte estética da narrativa, atrapalha a experiência de quem está assistindo e diminui bastante a qualidade da sua obra, então considere ter o seu estabilizador de imagem. Existem diferentes tipos e modelos de estabilizador, algumas lentes inclusive possuem estabilizador digital embutido.
Microfone: O áudio, tal qual a imagem, é parte do todo e precisa ser tratado de forma responsável. É necessária uma boa captação do áudio e existem ferramentas que suprem essa necessidade, caso sua câmera não possua entrada, existem diversos aplicativos de celular que dão conta do recado. Conhecer qual tipo de microfone usar também é de suma importância.
Mais alguma coisa?
No mais é isso, use seu interesse pelo vídeo como combustível para seu aprendizado, consuma conteúdo de boa qualidade e nunca deixe de ter referências para estudar, o primor do seu trabalho será encontrar sua própria forma de retratar o mundo.
Obrigado por ter lido até aqui! Te desejo sucesso e realização profissional!