Imagem capa - Iniciando na Fotografia por Miguel Felipe de Lima Cândido
Fotografia

Iniciando na Fotografia

E aí, tudo bem? Neste post vamos falar um pouquinho sobre o início de carreira na fotografia.


  Primeiro de tudo analisemos a etimologia da palavra que é originada do grego phosgraphein que significa literalmente "desenhar a luz" ou "marcar a luz". Ou seja, a fotografia nada mais é do que registrar a luz.

  A partir disso a gente entende que se trata de algo documental, a foto é um documento de tal dia, em tal lugar, a tal hora e em tal, ou tais circunstâncias. É algo capaz de passar sentimentos leves ou impactantes, trazer lembranças boas ou ruins, e tudo isso através do registro da luz.


Trata-se de algo que vai além do que se vê, saca?


  Entender isso é o primeiro passo para poder viver da fotografia pois dessa forma você estará agregando real valor ao seu trabalho. O que você vai entregar ao seu cliente ou expor numa galeria de fotos é muito mais do que uma simples imagem, é um registro histórico. Esse sentimento sublime é o que difere um fotógrafo de um "batedor de fotos".


Tá Miguel, mas não sei por onde começo,  e agora?


  Não preciso dizer que para iniciar você vai precisar de uma câmera, né? Eu, por exemplo, comecei com uma Canon t100, a básica das básicas. É MUITO importante frisar que o que vai realmente importar nesse início não é o equipamento, mas sim o estudo! Não adianta de nada ter uma Canon EOS R mirrorless sem saber compor uma cena, ou sem saber enquadrar a imagem. Muito mais vale uma t3 na mão de quem saiba usar o máximo do seu equipamento.

  Não estou dizendo aqui que não se deve usar equipamento bom, pelo contrário, se puder, dale! Todavia, a real preocupação de quem está iniciando deve ser em obter conhecimento, por que é através dele que se aprende a usar o máximo do equipamento, que se sabe também qual acessório utilizar e como utilizar. 

  Começa devagarinho mesmo, faz um curso básico e vai treinando, depois faz um mais avançando e treina mais, faz dentro das tuas condições, foque genuinamente em aprender, procurando consumir conteúdo que agregue valor ao conhecimento adquirido. Não se engane, a estrada é longa, mas é extremamente gratificante!


Ok ok, já entendi que preciso estudar, mas em qual segmento eu devo começar?


  A fotografia tem diversos segmentos, cada um deles tem suas especificidades e tempo de retorno financeiro diferentes. Por isso é muito importante procurar direcionar-se para o segmento que mais converse com seus interesses. Também é necessário realizar uma pesquisa de mercado, isso evitará que você se lance num "mar sem peixe" , por exemplo: Um segmento como o de fotografia de produto para lojas de roupas ou jóias perdeu bastante espaço com o surgimento da profissão blogueira onde a pessoa que tira a foto é a própria modelo e a mesma que faz a divulgação, ou seja, ao decidir trabalhar neste segmento tenha em mente que terá que ralar o triplo para sobreviver e o quádruplo caso queira se destacar.


  Tenho mesmo que decidir meu nicho?


  Escolher um segmento específico para trabalhar não significa "jamais trabalhar com outro tipo de serviço", afinal um fotógrafo de casamentos pode muito bem fazer ensaios de 15 anos ou até mesmo fotos para publicidade, a questão é que dedicar-se a um só público lhe possibilita ter muito mais excelência, você saberá produzir com mais eficácia e seu aprendizado será superior ao de alguém que quer fazer "tudo", suas campanhas terão um alvo certo e as chances de retorno serão maiores.


Ah, entendi, mas ainda não me sinto preparado...


  Isso é normal, tá?! Porém devo te dizer que, agora mais do que nunca, é importante começar! Começa com o que tem e vai aprimorando, como citei antes, vai fazendo dentro do possível se esforçando pra sempre entregar o teu melhor.  Você não irá se arrepender pois estará trabalhando com o que gosta. Confia!

  No mais é isso, te desejo sorte e sucesso na carreira! Obrigado por ter lido até aqui, espero realmente ter ajudado.